Linhas de pesquisa

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


Cultura escrita, identidade e poder no mundo greco-romano
Esta linha de pesquisa objetiva desenvolver estudos sobre os processos de produção, edição, circulação, apropriação, controle e censura do texto escrito no mundo greco-romano. Propõe-se, em especial, analisar a escrita como uma das formas de linguagem utilizadas para preservar sistemas de valores e práticas culturais; afirmar fronteiras identitárias; formular teorias políticas e representar o poder monárquico.
Profᵃ Drᵃ Márcia Santos Lemos
Prof  Dr Luíz Otávio de Magalhães
Profᵃ Drᵃ Sônia Regina Rebel de Araújo

Cultura, representações e sociabilidades no medievo tardio  
Objetiva-se analisar a criação, o consumo e os significados de imagens e discursos veiculados em fontes imagéticas e textuais de diferentes naturezas produzidas na Europa Ocidental desde o século XIII aos séculos iniciais da Idade Moderna. Em especial, busca-se inventariar e analisar, as representações relativas ao espaço urbano, à ordenação social, às formas de sociabilidade, à condição feminina e às práticas de religiosidade.
Profᵃ Drᵃ Rita de Cássia Mendes Pereira

Sociedade, cultura e religião na época Moderna
Pretendemos com esta linha de pesquisa reunir estudos acerca das relações culturais e religiosas vivenciadas na Europa durante o período moderno, dando atenção especial as relações estabelecidas no âmbito do Império Português. Trataremos também, de maneira especifica, das identidades culturais e religiosas, bem como as relações de dominação na América Portuguesa, sobretudo no que se trata das ações inquisitoriais, seus agentes e vitimas.
Profᵃ Drᵃ Grayce Mayre Bonfim Souza
Prof Ms. Roberto Silva de Oliveira

Michel Foucault e a História Cultural
Objetiva-se estabelecer relações entre o pensamento do filósofo Michel Foucault e a nova história cultural, a partir das análises do instrumental metodológico e de alguns conceitos sugeridos pela história foucaultiana, como positividade das relações de força, política da verdade, corpo como superfície de inscrição dos acontecimentos, poder disciplinar e biopoder.
Profᵃ Drᵃ Cleide de Lima Chaves

Comentários:

Postar um comentário